02 agosto 2013

[RESENHA] Uma Questão de Segundos - Harlan Coben

Continuação de Refúgio, essa resenha pode conter Spoiler.
 Título: Uma Questão de Segundos  
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 222
Sinopse: Mikey Bolitar nunca teve uma vida normal. Até os 15 anos, ele morou em diversos países por causa do trabalho beneficente dos pais. Quando, por fim, os três se estabeleceram nos Estados Unidos, o pai morreu em um acidente de carro e a mãe acabou internada em uma clínica de reabilitação. Forçado a morar com seu tio Myron, Mickey descobre que está sendo vigiado por uma organização secreta chamada Abrigo Abeona e começa a investigá-la.
Uma das poucas pessoas que podem ajuda-lo é dona Morcega, uma vizinha reclusa e de passado obscuro, mas suas revelações geram mais confusão. Quando mostra a Mickey a foto de um nazista cruel que perseguiu a família dela, ele reconhece o paramédico que anunciou a morte do seu pai. Será que o homem mentiu e Brad Bolitar ainda está vivo?
Enquanto Mickey é assombrado pelas dúvidas, a tragédia se abate sobre a cidade de Kasselton. Durante um suposto assalto, a mãe de sua amiga Rachel Caldwell morre e a garota é baleada. Com receio de que o incidente seja mais um ataque às pessoas que estão ligadas ao Abrigo Abeona, Mickey se junta aos amigos Ema e Colherada para descobrir quem é o criminoso.
Nesta sequência da séria iniciada em Refúgio, Mickey precisa correr para proteger aqueles que mais ama, ainda que não saiba exatamente quem é o inimigo.


Já contei aqui um pouco da minha decepção com Refúgio, então não fiz a leitura de Uma Questão de Segundos com tanta expectativa.

Continuo dizendo que essa série com o Mickey não é tão boa quanto as outras leituras do Harlan, de quem sou declarada.

A História tem tudo pra engrenar e tal, mas poxa, chega uma hora que não vai .

Uma questão de segundos é beeeem melhor que refúgio, talvez porque o enredo esteja se encontrando, porque as coisas vão se explicando, mas em determinado momento, tudo fica muito confuso de novo rs.

Mas ok, confesso que Mickey aos pouquinhos está me ganhando, nesse livro por exemplo, ele começa a se aproximar de Myron, passa a confirmar um pouco mais no tio.

Uma Questão de Segundos, apresenta uma história mais amadurecida, ela continua sim, sendo para um público mais juvenil, apesar de Mickey continuar sendo o personagem chatinho, ele cresceu como protagonista, passa a agir com menos impulso, e não está tão infantil.

Harlan começa a envolver o mistério do desaparecimento/morte do pai do Mickey, com várias passagens com referência a 2ª Guerra Mundial, e as coisas dão um certo ar de veracidade a tudo, corri para fazer pesquisas com esse livro, desde o nome do abrigo, até a referências a guerra em si, de refugiados e realmente a curiosidade de saber se aqueles personagens são só ficção desperta na gente. 

Achei que várias coisas seriam esclarecidas nesse livro, e quando a última linha diz somente "Fim do livro dois", dá vontade de gritar de nervoso.

Harlan é o cara, ele consegue fazer com que as páginas se virem rapidamente, porque a curiosidade de saber o que aconteceu com o pai do Mickey, quem é realmente a Dona Morcega e porque a Guerra tem ligação com o Abrigo, é maior do que qualquer coisa.


Um livro para se ler em algumas horas, e ficar com vontade de mais.

Colherada e Ema estão novamente ajudando Mickey, e eu sou extremamente apaixonada por esses dois personagens, suas fraquezas principalmente, me comovem. A construção desses personagens secundários é, na minha opinião, perfeita. Ela consegue quebrar um pouco da antipatia que sinto de Mickey, fazendo com que,  aos meus olhos ele fique mais humano e menos chato.

Leitura recomendada e espero que não demore muito para lançar o livro três, afinal que carambolas aconteceu com o Pai do Mickey???

Por todos esses ótimos novos  motivos, a nota do livro vai subir, merecidamente !

E você ? Já leu Refúgio ? Vai ler Uma Questão de Segundos?

Espero seu comentário.

Um beijo






22 comentários:

  1. Li só o finalzinho, por causa dos spoilers. Pretendo ler a trilogia, e sempre quando leio algum spoiler eu acabo guardando ele (interessante que não decorei as tabuadas ate hoje kkk).
    A capa do livro é linda, gostei do fogo formando um rosto ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Sara, ainda não li. Pretendo ler pelo grande número de críticas positivas que está recebendo. Estou ficando cada vez mais ansioso para leitura.
    Ah e o blog está lindo, estou seguindo já... se puder retribuir ficarei grato!

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sara!!!!
    Menina, cada vez que leio seus comentários sobre o Harlan Coben sinto uma pontada de inveja! (rs) Quero muito ser capaz de escrever um livro merecedor de uma fã como você. Sério. Até mesmo sobre um livro com o qual não se sentiu totalmente conectada e teve pequenas centelhas de decepção em comparação aos outros livros do autor, você é capaz de detectar e valorizar o que há de bom com o olhar esperançoso de quem realmente o aprecia. *¬*

    "Harlan é o cara, ele consegue fazer com que as páginas se virem rapidamente..." ----- Eu ainda lerei Não Conte a Ninguém, livro que tenho em mãos. Depois que conversei com você, no entanto, já me desfiz de Refúgio, porque não queria ter que ir atrás do volume 1 para ler a série. Prefiro ler primeiro os livros avulsos do autor e conhecê-lo melhor ^_^
    Beijos!

    My Queen Side | www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sara os livros de suspense são os que mais envolvem a gente e ainda em saga ai que a gente pira de vez, é bom ver que vc não se decepcionou dessa vez
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Espero que essa trilogia seja boa não li por causa dos spoilers, doida pra saber os mistérios desse livro.

    ResponderExcluir
  6. Que bom que a nota subiu, sinal que o livro anteriro pode ter sido apenas um deslise.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Oie Sara
    ainda não li nenhum livro dessa série, mas amo a narrativa do Harlan. Saber que este é voltado para um publico mais juvenil, já me interessa.
    quero muito ler
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Chrys, que saudade de ler algo Coben, sua resenha me deu nostalgia, hahahaha. Não li Refúgio mas pretendo. Mickey é chatinho, é? Ainda bem que os personagens secundários compensam, rs. Adorei a resenha, beijão.

    http://www.ohmydogestolcombigods.com

    ResponderExcluir
  9. Por mais que todo mundo fale tão bem dos livros do Harlan eu ainda não consegui me interessar, a história desse parece ser boa, mas acho que se fosse começar ia começar com os primeiros livros do Myron.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Espero que essa trilogia seja boa não li por causa dos spoilers, doida pra saber os mistérios desse livro.

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho muita vontade de ler algo do Hraln Coben, na verdade teno vergonha de ainda não ter lido na dele já que sou uma fã assídua de suspense.
    Depois da sua resenha acho que vou escolher outro livro dele pra ser o primeiro a ser lido, mas tenho certeza que vou gostar bastante desse também!
    Ah não sabia que o livro fazia menções a 2ª Guerra Mundial, muito legal.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  12. Comprei Refúgio há um tempinho e pretendo ler em breve, mas fiquei um pouco desanimada agora. De qualquer forma, é um alento saber que o segundo volume é melhor. O personagem amadurece, assim como a trama ganha seus contornos e passa a ser mais interessante e bem estruturada.
    Não duvido que o Harlan seja capaz de criar uma boa história e, aos pouquinhos, conquistar o público com o "novo" personagem.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Ahhhhh qual éo seu conselho: compro ou espero sair o terceiro? Percebi sua paixão pelo autor e fiquei com remorso pq eu sempre coloco os livros que tenho dele pro final, vou colocá-los mais a frente na minha lista de livros.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nada do autor, minha melhor amiga é super fã da série do Myron e vive querendo me fazer ler, não sei pq ainda não li. Esse parece ser bom. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oii Sara! Adoro suas resenhas, aqui é o único lugar onde me deparo com muitas delas de livros de suspense, adorooo!
    Li só a parte da sua opinião afinal preciso ler alguma coisa do Harlan e quero ler Refúgio. O povo só elogia a escrita do autor e eu nunca vi um livro dele, vê se pode! Pena que essa série ainda parece mais fraca do que as outras do autor. Vou lá adicionar um livro do Harlan na lista de desejados hehe

    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
  16. Lendo suas resenhas já estou empurrando a série do Mickey para o final da minha lista Coben, principalmente sabendo que algumas questões não são explicadas, assim tem tempo de lançar mais livros da série até lá.
    Acho que com o passar dos livros você vai começar a gostar mais do Mickey, quem sabe uma hora ele chega ao nível do Myron rsrs

    ResponderExcluir
  17. Ahh, mudou o tom, ainda prefiro o Myron-que-diacho-de-nome-meus-pais-me-deram e tudo mais. Mas esses novos tem graça, gostei do que ele fez com os livros e de qualquer forma tem mais do Myron, por isso que fiquei tanto querendo ler. Quero conferir esse agora, depois do final do ultimo a curiosidade ficou grande. Espero que seja bom.

    ResponderExcluir
  18. Olha vou ser sincero, não li Refúgio ainda por este motivo li sua resenha em pedacinhos tentando pular onde eu achava que tinha spoiller, mas me descepcionei um pouco pq eu ia comprar refúgio numa pega promoção mas não vou mas... porém como vc disse que é um caso particular talvez eu compre Alta Tensão.
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá! Não li Refúgio e muito menos uma questão de segundos. É a primeira vez que vejo falar na série. Parabéns pela coragem, quando uma série não me conquista no primeiro volume eu paro por ai. Gostei do fato de abordar a segunda guerra mundial, e assim como você eu também fico refletindo sobre o quanto será verdade ou ficção. Não consegui formar uma opinião sobre Uma questão de segundos, não sei se é um livro que eu leria, acho que não me interessei muito pelo enredo.

    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu não sabia q era uma sequência mas quero ler!!!
    Confesso q vou ter procurar mais sobre Refúgio, já q fiquei um pouco perdida com essas relações de família rsrsrs pra falar a verdade nunca li nada do Harlan e espero ler em breve!!!

    ResponderExcluir
  21. Bem como a minha colega Thaynara aqui em cima , eu não sabia que era uma sequência , o que me deixou ainda mais interessada no livro.
    Eu gosto bastante do tema abordado , e achei bem legal isso de você ir pesquisar na internet sobre relatos dos personagens , nunca fiz isso, mas parece ser bem interessante .

    http://theloverbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!