12 agosto 2013

Maratona "O livro das princesas" - Dia 1

Oi galera!

E hoje começa a Maratona "O livro das princesas". Teremos 3 dias com postagens especiais para vocês, escritos por várias blogueiras, Eu (Chrys) e a Sara do  TCMM, a Cida do Moonlight Books e a Camila do No Limite da Leitura.


Hoje é o primeiro dia, então vamos conferir a resenha e a nossa opinião a respeito dos dois primeiros contos do livro: A Modelo e o Monstro - Meg Cabot e Princesa Pop da Paula PimentaAmanhã teremos a resenha dos dois outros contos: Eclipse do Unicórnio - Lauren Kate e Do Alto da Torre - Patrícia Barboza.

Na terceira e última postagem, que sairá na quarta-feira, teremos uma promoção, onde iremos presentear vocês com 3 exemplares deste livro gracioso!!! Gostaram??? Então mãos à obra e vamos ler e comentar!!!

Ahhh e não esqueçam de divulgar pros amigos!!!

Sinopse: As mais populares autoras contemporâneas norte-americanas, Meg Cabot (Diário da princesa e A mediadora) e Lauren Kate (Fallen), se unem às brasileiras e igualmente bem-sucedidas Paula Pimenta (Fazendo meu filme) e Patricia Barboza (As mais) em uma coletânea que reinventa contos de fadas clássicos e traz para a realidade das crianças e jovens de hoje em dia. Uma Cinderela Dj, uma Rapunzel popstar, a Fera se apaixona por uma supermodelo, e existem unicórnios na história da Bela Adormecida.  O convite partiu da editora Galera e foi recebido com festa. O livro das princesas é o novo clássico.




Moonlight Books

Fã declarada de contos de fadas, eu não poderia deixar de conferir este livro que reúne as histórias que fizeram parte de minha infância, contadas pelas autoras de minha adolescência e vida adulta. A pergunta que não queria calar: Qual o resultado desta mistura? Bem, agora vocês vão saber.

O primeiro conto, é de Meg Cabot, A Modelo e o Monstro, onde o clássico A Bela e a Fera é vivido em um cruzeiro. A história é curtinha, e mostra a jovem Belle Morris, 18 anos, modelo famosa, embarcando junto com o pai em sua lua de mel. Pode parecer estranho, mas é isso mesmo, o pai de Belle decidiu levar a família toda na lua de mel, e nesta viagem, Belle encanta-se com um homem misterioso, que ela só consegue ver à distância, porém, ao ser atacada no navio, seu Sombrio Misterioso, aparece e luta pelo bem da jovem. Logo ela percebe que ele esconde um segredo, sua aparência assustadora. Nesta hora a jovem luta com seus próprios conceitos de considerar aparência importante, e supera esta futilidade, ao ver-se apaixonada por seu salvador. 
Eu esperava muito desta história, até porque entre as autoras, Meg é a que sou mais fã, mas senti falta de senso de humor na protagonista, aspecto marcante nos livros da autora, Belle é muito melancólica e até mesmo fútil em algumas atitudes, mas a história é criativa, quem imaginaria  a Fera escondida em um cruzeiro de luxo.

Paula Pimenta e a Princesa Pop é a maior das histórias, aqui a Cinderela é filha de pais separados, mora com a tia e ainda trabalha como DJ. Cintia Dorella é a DJ Cinderela, que vira princesa  só depois da meia-noite e tem um príncipe astro do rock que usa All Star. Com um pai que usa autoridade de forma desmedida, dando raiva no leitor, ela consegue viver seu amor marcando encontros pelo twitter. Mas a madrasta má, mais megera do que nunca, vai fazer de tudo para atrapalhar. 
Eu adorei esta Cinderela que se veste de preto sem perder a feminilidade e ainda ama rock, eu e ela temos muito em comum. Achei a mais criativa das adaptações, Paula Pimenta está de parabéns, encaixou tudo tão direitinho em nossa realidade que fica fácil ver este conto de fadas acontecendo do nosso lado. Ri muito, mas também senti muita raiva, ao ponto de fechar o livro e ter que respirar fundo, pois a madrasta da vez é Detestável com D maiúsculo, e tira qualquer um do sério. E o final até me deixou até com os olhos marejados. Fofo demais e super moderno.

Até agora pude reviver os contos de fadas neste livro, esta nova roupagem recriou os conhecidos mundos de fantasia nos dias atuais, reencontramos figuras conhecidas, mais modernas e descoladas e até mesmo, mais crescidinhas e não tão inocentes.

No Limite da Leitura

O conto da Meg Cabot era o que eu mais aguardava, principalmente porque, dentre as quatro, essa é a única autora da qual eu já tinha lido algo antes. Além disso, sendo uma releitura de A Bela e a Fera, meu conto de fadas favorito, eu estava esperando algo que me fascinasse. O conto não atendeu todas as minhas expectativas, mas também não posso dizer que não foi bom. É claro que o amor entre os personagens surge do além, como em todos os contos de fadas, mas esse foi o ponto que mais me decepcionou na leitura, já que eu esperava algo moderno e não tão clichê. Mas, afinal, o príncipe da Branca de Neve beijou uma defunta desconhecida no meio do mato e ninguém reclamou, certo? 

Princesa Pop da Paula Pimenta foi uma surpresa deliciosa. Não tinha lido nada da Paula antes, mas já tinha ouvido falarem bastante dela, e esse conto que a autora criou definitivamente foi um incentivo pra que eu me aventurasse em seus outros livros no futuro. Esse realmente foi o tipo releitura que eu estava esperando, um conto de fadas realmente moderno. Todo o enredo é bem desenvolvido, os personagens não se apaixonam da noite para o dia, e o principal: a vilã tem potencial. Cinthia, ou DJ Cinderela, é realmente o que se espera de uma princesa nos dias de hoje: antenada, com opiniões próprias, decidida, e forte. Se ela fosse protagonista em um conto de fadas antigo, com certeza Cinthia vestiria uma calça, montaria no cavalo, e mataria o dragão. O príncipe viria em segundo plano. 


Entre os dois contos está bem óbvio que meu favorito é Princesa Pop da Paula Pimenta. Não que a Meg não tenha criado uma narrativa legal (na verdade achei a maneira de escrever das autoras bem parecidas), no entanto, Paula soube desenvolver melhor seu conto e o tema do livro. Creio que a Meg pecou mesmo no amor instantâneo entre o casal, afinal, no mundo de hoje, mulheres sabem diferenciar amor à primeira vista e amor ao primeiro encontro. Se apaixonar após só olhar o cara é uma coisa, se apaixonar após ter uma boa conversa que durou minutos, mas que pareceram horas, é completamente diferente.   

TCMM 

O conto o Monstro e a Modelo foi um dos que eu mais gostei. Adoro a narrativa da Meg Cabot, definitivamente! Acho que ela conseguiu trazer o conto para o mais próximo da realidade, modernizando-o de um jeito novo e adorável! As justificativas para a "monstruosidade" do Adam e para a Belle ter se tornado modelo, foram bem boladas.
Fiquei com vontade de quero mais, mas acho que ela não se perdeu em nenhum minuto, trouxe para o conto, sua essência e o modernizou de forma que eu senti que ele tivesse sido escrito agora, nestes tempo! A ele, isoladamente dou nota 5. Gostei da fluidez da narrativa e dos pontos que a Meg focou, achei que cumpriu seu papel e manteve a magia da Bela e a Fera!

No caso de A Princesa Pop, eu amei!!! O conto já foi um pouco maior, mais detalhado. A Cinderela dos dias atuais é encantadora. A narrativa da Paula Pimenta te prende, eu não imaginava um suspense dentro deste conto de fadas... arrasou...kkkk .
Massss eu sinceramente esperava outro fim para a madrasta, e esperava também uma atitude do pai da Cíntia em relação à verdade revelada pela história... Uma cinderela DJ, que linda! O conto é tão delicioso a ponto de vc odiar a madrasta e o pai da princesa e se apaixonar por ela, pelo príncipe e sua tia!!! Muito realista e atual, o conto recebe nota 4,5 (pelo fim dado à madrasta).

Amanhã tem mais galera!

Beijos



43 comentários:

  1. Oii Chrys!! Adorei a ideia de vocês, ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro e nem tinha muita vontade de lê-lo mas achei bem legal e vocês me deixaram bem curiosa. Foi bom saber a opinião de cada uma e ver que você Chrys gostou do conto da Meg mais que o da Paula. Nunca li as séries da Paula mas sou fã de Meg e achei que iriam esculachá-la hehe, que bom que você gostou. Agora espero para saber a opinião dos outros contos.

    Beijoos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Greice,
      Gostei dos dois igual, mas é que não tem como não fazer uma comparação com os contos originais e deles, temos nossos preferidos né?!?! rs Acabamos nos tornando tendenciosas!

      Beijos

      Excluir
  2. Ai gente, este livro deve ser muito fofo mesmo. As autoras escolheram super bem as personagens dos contos mais clássicos.
    Como nunca li nada de nenhuma delas, não poderia nem fazer comparações com outros livros. Então, pelas suas opiniões estou gostando bastante e ansiosa para ler!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      Eu só li Meg Cabot e abandonei Lauren Kate.
      Foi uma experiência boa ler em contos e a narrativa é tão fluida que quando você percebe, terminou o livro.

      Beijos

      Excluir
  3. Eu estou louca por esse livro, parece sensacional! Sou fã dos contos de fada e vê-los em uma versão moderna com certeza será muito divertido.

    Adorei a postagem!

    Bjs, Isabela!

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabela,
      Sabe o que parece? que é possível todas nós vivermos um conto de fadas, de tão para dentro da realidade que elas trouxeram as princesas! muito legal!

      Beijos

      Excluir
  4. Estou louca para ler esse livro! Adorei essa parceria entre os blogs, fica mais fácil ler varias opiniões de um vez só.
    Pelo jeito a estrela do livro foi a Paula, ainda não li nada dela, mas tenho muita vontade. E a Meg não importa o que ela escrever eu sei que vou gostar rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que você gostou Naty...
      Foi uma parceria interessante entre a gente também, porque nos forçou a escrever mais em menos palavras... foi difícil! rs

      Beijos

      Excluir
  5. Nossa que Genial.
    Sério, sou apaixonada por livros que tenham o tema ''princesas'' e principalmente pela série 'O diário da princesa' da Meg ... achei um máximo em um livro só reunir as várias histórias das princesas famosas nos tempos atuais !
    Confesso que das autoras eu só li os livros da Meg, mas já ouvi falar muito bem da Paula Pimenta, achei incrível o novo nome da Cinderela no conto em que a Paula escreveu(Cintia Dorella)
    Quero muito ler esse livro o mais breve possível!

    Parabéns pela resenha

    Beijos
    Janna
    http://alemdoqueselee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei as escritoras nacionais pra te dizer a verdade.Elas tem uma narrativa pra cima, divertida, moderna... vou procurar os livros delas agora!

      Beijos e espero que leia sim!

      Excluir
  6. meninas que super ideia juntar 4 blogueiras incriveis pra falar de um livro incrivel como esse. ainda não li mas tem a minima possibilidade de ser ruim? fiquei feliz em ter a oportunidade de conhecer mais sobre esse projeto e do conto em si! vai ser uma semana bem legal, cheia de post incriveis e novidades. Não da pra perder!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaila,
      Está sendo uma experiência bem agradável e difícil, porque só podemos ou devemos ler a opinião das outras depois de escrever a nossa própria, para não influenciar e no final, quando vemos o post montado, é engraçado ver o que as outras meninas perceberam e você não... rs

      Beijos

      Excluir
  7. Estou lendo ese livro e fui no evento conhecer as autoras fofas, com certeza gostei muito do conto da Paula Pimenta o outro não muito rsrsrs
    Gosto muito de contos e de princesas nem se fala , vou acompanhar as postagens.

    ResponderExcluir
  8. Estou curiosa pra saber como é o conto da Meg por causa da resenha de vcs, quero tirar a minha conclusão. Eu nunca li nada da Paula Pimenta e pelo jeito o conto dela foi acima do esperado, quero saber do fim da Madrasta! Já vou ler o post de hj pra saber dos outros contos.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Estou curiosa pra saber como é o conto da Meg por causa da resenha de vcs, quero tirar a minha conclusão. Eu nunca li nada da Paula Pimenta e pelo jeito o conto dela foi acima do esperado, quero saber do fim da Madrasta! Já vou ler o post de hj pra saber dos outros contos.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Gostei desse livro por ter essas autoras, ficou muito legal e é uma boa forma de conferir tudo junto e misturado com elas. Esse da Meg é o que mais queria conferir. Nunca li nada dela e me interessou demais ler esse. A ideia foi muito boa, chama atenção essa coisa de A Bela e a Fera (meu conto preferido! *-* ). Queria conferir.

    ResponderExcluir
  11. Eu necessito ler esse livro!!!
    Adorei a ideia da maratona, ainda não tinha lido resenhas individuais dos contos. Gostei bastante do da Paula Pimenta (pela sua resenha)

    ResponderExcluir
  12. Adoro contos de fadas contados de forma nova e diferente, os dois parecem super fofos, e as duas são baseadas nos meus contos favoritos, então não tem como não gostar.
    Achei muito legal o conta da Paula ter surpreendido tanto. Ela é super talentosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Estou doidinha para ler esse livro. Sou apaixonada por contos de fada, principalmente os modernos. E que capa mais fofa, né?! Lindo demais! Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei a maratona, super criativa. O conto da Paula Pimenta é muito legal!

    ResponderExcluir
  15. Estou curiosa para ver as novas versões dos contos de fada.

    ResponderExcluir
  16. Mais do que nunca quero ler o conto da Paula, já que falam tão bem dele.

    ResponderExcluir
  17. Desde que foi lançado estou doida por esse livro, esses contos parecem ser maravilhosos, adorei a maratona!

    Um super beijo

    ResponderExcluir
  18. Amo demaaais essas autoras, principalmente a Paula Pimenta, to tão ansiosa pra ler esse livro! Ainda mais com essa capa fofa!!

    ResponderExcluir
  19. Oi flor

    Que legal a postagem. Quando lia comentários a respeito do livro não imaginava que seria assim... contos que são adaptados a nossa realidade. Adorei a ideia sabia? Imaginar a Bela e a Fera em um cruzeiro é bem legal e a Cinderela então? Toda moderninha vestida de preto e fã de rock! Ai que tudo!!!
    Fiquei muito mais curiosa agora.
    Bjus

    ResponderExcluir
  20. Oie,
    apesar de todo mundo falar mal do conto da Meg estou bem curiosa, e claro o da Paula Pimenta tb quero ler porque todo mundo falou que ficou mtooo lindo rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  21. Hello,

    Estou super curiosa pra ler esse livro. Sinceramente espero muito da Meg, sou super fã dela.
    Não conheço a Paula, mas adoro a Cinderela, e pelo que vi ela mandou muito bem.
    Quero Muito Muito ler esse livro

    XOXO
    Gaby
    http://gabriellasm-1993.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Confesso ser fã número 1 da Meg Cabot! Ouço falar muito da Paula Pimenta, apesar de não ter lido nenhum de seus livros, mas tenho certeza que ela arrasou nesse livro fazendo uma versão de Cinderela!

    Muitos abraços :*

    ResponderExcluir
  23. Adorei a maratona e o formato do post, demais. Parabéns!!!
    Cada dia com mais vontade de ler esse livro de contos!!!
    A releitura da Paula Pimenta é a mais esperada por mim pq já li quase todos os seus livros e ADORO!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  24. ansiosa para ler o livro !!!
    a maratona está incrível!

    ResponderExcluir
  25. A capa do livro já é linda...As autoras sensacionais..Por favor temos Diva Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate tudo em um mesmo livro...Sucesso na certa ! Ansiosa para poder acompanhar essa versão delas dos contos de fadas...

    ResponderExcluir
  26. Quando olhei para capa achei super fofo..li a resenha interessante.

    ResponderExcluir
  27. Oi Chrys!!
    Muito legal essa ideia de dividir a resenha do livro em duas partes, ainda mais que ela está sendo feita triplamente, não é? Ainda não li Meg Cabot nem Paula Pimenta, estou me sentindo uma ET aqui, mas gostei mais da premissa do segundo conto.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  28. Achei interessante a ideia de recriar esses contos, apesar de não conhecer nada de nenhuma das duas escritoras, adorei a resenha! E a que mais me agradou foi a da Paula Pimenta, adorei a nova Cinderela! haha Curiosa para ler o livro!

    ResponderExcluir
  29. Olha que legal! Gostei dessa iniciativa de vocês, meninas, com estes outros blogs que também curto muito! Uma maratona? Vejo que já acabou D: e só agora cheguei para prestigiar (rs). Mas, vamos ao meu comentário, independentemente do atraso (rs).

    Não esperava muito desse livro... Quando li a sinopse, pensei que fosse tudo, menos surpreendente. Sim, subestimei a qualidade das autoras e a proposta da obra. Isso porque quando ficamos limitados a readaptar contos de fadas tudo se torna muito mais difícil... Inovar sobre o que todos conhecem exige muita, muita cautela. Agora vejo, no entanto, que as autoras foram felizes! E quem diria que duas autoras brasileiras estariam ao lado de Lauren Kate e Meg Cabot!? Cara, que orgulho!!!! É lindo ver isso!!!! É ainda mais lindo ser os comentários e ver que elas foram felizes na proposta. Foram, acima de tudo, criativas e estiveram à altura do projeto.

    De repente, senti-me muito feliz. ^^

    ResponderExcluir
  30. Nossa, eu estou ansiosa para ler esse livro.
    Depois de ler a opinião de vocês, eu fiquei muito curiosa.
    Nunca li nada nem da Meg Cabot nem da Paula Pimenta, mas vontade não falta.
    Adoro contos de fadas e não duvido que me apaixone pelo livro.
    Gostei de como falaram dos contos separadamente, dá pra ver o a Paula Pimenta surpreendeu a todas vocês.

    ResponderExcluir
  31. Não tem como mão rir, Cinderela DJ com um principe rockeiro??? kkkkkkkkkk morrendo aqui, acho que até eu como menino iria adorar esta estória!
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Olá! Que legal a proposta da maratona! Amo a Meg Cabot, detesto a Lauren Kate e ainda desconheço as brasileiras. No entanto, pelo que eu li dos contos a princesa pop da Paula Pimenta foi o que mais me chamou a atenção, e me pareceu ser o mais bem construído em termos de enredo e dos personagens. Além do fato de que eu também amo rock!

    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Confesso q estou mais curiosa com Princesa Pop!! Amo música!!!
    É impossível não querer ler esses dois contos lindos!!! Vou me identificar com a Cintia com certeza!!!

    ResponderExcluir
  34. a Paula e a Meg com certeza se destacaram entre as outras autoras , amei a forma como elas conduziram o enredo e a história em si , acho até que se não fosse por elas + a Patrícia o livro não seria bom , ou melhor , é só tirar a Lauren que o troço se ajeita .
    No geral , acho que será uma ótima aquisição , depois de ler todas essas resenhas é impossível de não querer esse livro .

    Beijinhus !!!

    http://theloverbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Estou doida pra ler esse livro, e apesar de nunca ter lido nada da Paula, é com o conto dela que eu estou mais curiosa! Não vejo a hora de ler!

    ResponderExcluir
  36. Não sei mais o que pensar desse livro, uns dizem que é bom, outros que é ruim, eu só queria lê-lo e tirar as minhas conclusões. Se tem a Paula Pimenta e a Meg Cabot eu já quero.

    ResponderExcluir
  37. Eu AMO a Bela e a Fera e adoro a escrita da Meg. Pena que ela não colocou o humor típico de Meg nessa releitura, pois acho que ficaria sensacional. Não conheço muito bem a Paula Pimenta, mas a ideia da Cinderela dj ficou ótima.

    Beijinho, Mallú Ferreira
    semclichesporfavor.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!